terça-feira, 14 de setembro de 2010

"A importância do treinador no comando da sua equipa"

Todo o treinador deve ter certos cuidados na elaboração de um projecto de treinos para a sua equipa visando a temporada que se aproxima.
Treinar sem planificação é o mesmo que construir um edifício sem planta.
Equacionados todos os problemas, no que diz respeito ao suporte financeiro e à parte administrativa, formada a comissão técnica e definidos os atletas, resta ao treinador pôr em prática o seu plano de trabalho.
É importante a interacção entre o treinador e restante equipa técnica no planeamento da preparação anual do grupo, distribuindo tarefas de acordo com as competições e fazendo sempre o controle diário de treino técnico e táctico.

O treinador não se deve esquecer de fazer a análise da performance durante o ano, comparando entre o treino que foi planeado e o que foi realmente executado.

Quanto às partes técnicas e táctica dos atletas previamente escolhidos, verificar as qualidades básicas mínimas exigidas dos mesmos quanto aos fundamentos que devem dominar, bem como a sua performance nos exercícios combinados e no treino específico por posição.•
No que diz respeito à táctica defensiva, quais as qualidades individuais que possui o atleta dentro em campo, no que se refere ao acompanhamento, ao desarme, à cobertura, à marcação de retorno e quanto à recuperação.

No que diz respeito à táctica ofensiva, verificar as qualidades individuais do atleta quanto ao domínio, à condução, ao passe, ao remate, à habilidade e principalmente quanto à sua criatividade.

Além de um projecto bem planificado, o treinador deve ter em mente muitos factores que, somados à sua experiência, serão colocados em prática.

Destaca-se a seguir alguns desses factores:
- Fazer com que os seus jogadores apreciem o treino, tornando-o agradável e produtivo;
- Ser objectivo na escolha dos exercícios de treino mantendo em actividade todos os jogadores durante o mesmo;
- Trabalhar sempre em equipa: médico, preparador físico, massagista e roupeiro são colaboradores importantes;
- Ser bastante claro nas suas explicações, mantendo o diálogo sempre aberto, a todos os níveis;
- Embora seja obrigado a falar muito, deverá Ouvir sempre;
- Observar e corrigir imediatamente quaisquer erros apresentados;
- Fazer com que seu atleta perceba a importância de desenvolver a mentalidade táctica, devendo analisar com rapidez as acções da equipa durante a partida, chamando para si a responsabilidade de realizar gestos técnicos quando a equipa tenha a posse de bola bem como quando a posse de bola estiver com o adversário;
- Analisar o treino de cada dia enquanto ele ainda estiver nítido na mente e fazer novo plano para os treinos seguintes conforme este estudo;
- Ter cuidado com o lado emocional, procurando sempre usar a razão. Não exagerar nas correcções. Ser paciente e não criticar os jogadores em público;
- Exigir atenção total. Não permitir brincadeiras. O treino é o caminho para as vitórias ou derrotas;
- O resultado dos testes e a análise dos planos de treinos e jogos são a bússola que determinará os elementos positivos e negativos do seu programa de treino;
- Proporcionar mais tempo para os treinos colectivos, à medida que a temporada se aproxima porém, não esquecer, desprezar ou negligenciar a prática dos fundamentos e da preparação física;
- Não demonstrar favoritismo. Não ridicularizar qualquer jogador. Estabelecendo um ambiente de camaradagem e amizade entre os jogadores. Participar das alegrias e amarguras particulares dos seus jogadores, colaborar na solução dos problemas.
- A unidade da equipa depende directamente do moral elevado. Fazer de cada jogador um amigo é o caminho para um grupo forte e coeso;
- Por fim, actualizar constantemente seus conhecimentos técnicos e tácticos.

Em desportos altamente competitivos, como é o caso do futsal, o único resultado que interessa é a vitória. Esse é o ponto de partida e de chegada de quem se propõe a ser um campeão. E ser um vencedor é descobrir seu talento e trabalhar duro para aprimorá-lo.
Assim, ser um treinador bem sucedido requer um aprimoramento dos conhecimentos da sua modalidade, encarando as dificuldades com inteligência e sabedoria.
Prof. Rubens Fernandez - Técnico de Futsal

3 comentários:

  1. Excelente artigo.Parabéns à Equipa de Treinadores de Viana.Será que todos os treinadores do nosso distrital têm este comportamento? Alguns talvez, a maioria tem que obedecer às Direcções ou aos Directores, infelizmente é assim.
    Continuai com este tipo de artigos.São excelentes

    ResponderEliminar
  2. Novo Blog da AD Ponte da Barca - Futsal

    http://adpontedabarca-futsal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. acho que os treinadores deviam ler muito bem o que aqui está escrito porque há muita gente que n faz nada do que aqui está publicado porque no papel é muito fácil, agora exemplificar há poucos!

    ResponderEliminar