quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A importância do contributo teórico no treino de um jogador de Futsal

Como em todas as profissões não se pode executar nenhuma tarefa que não se saiba como a fazer.

Como é possível então alguém jogar Futsal se não conhecer o jogo, os seus princípios, as várias etapas de cada um dos processos ofensivo e defensivo?

Pois para mim não é de facto possível. Para se ser jogador de Futsal tem obrigatoriamente que se dominar o jogo, conhecê-lo o melhor possível para assim poder tomar as melhores decisões em cada uma das circunstâncias do jogo.

Como escreveu Sven-Goran Eriksson “um jogador é 90 por cento físico e 10 por cento psicológico, o problema é que os 10 por cento controlam os 90 por cento”.

Os Factores de Rendimento que habitualmente se considera assumirem maior importância na capacidade de jogo dos jogadores e consequentemente das equipas de futsal são classificados em quatro tipos: tácticos, técnicos, físicos e psicológicos. Eu penso que os factores que influenciam o rendimento são cinco, físico, psicológico, técnico, táctico e, digo eu, teórico.

É verdade que o factor teórico pode e deve interligar-se com todos os outros, o que penso é que se se explicar a um jogador para que serve um abdominal, eventualmente, o atleta percebe que se fizer 100 abdominais consegue ter mais força e e está menos exposto a lesões, assim esse exercicio torna-se para ele um objectivo não uma obrigação! Da mesma forma, se um jogador dominar os princípios do jogo mais facilmente vai interpretar o modelo de jogo definido pelo seu treinador.

De uma forma muito simplista, toda a gente sabe fazer uma paralela. Agora qual é a altura certa para a fazer? Fazer paralela ou diagonal? Se um jogador fizer uma paralela o que devem os outros fazer? Será que os treinadores têm a preocupação de ensinar mesmo na teoria o que fazer em todos os momentos do jogo? Como é óbvio o treinador não deve limitar a acção dos seus jogadores, mas sim dar-lhes alternativas válidas e que vão de encontro com ao seu “modelo de jogo” e à sua “ideia de jogo”.

A sistematização dos conteúdos para melhorar o treino, a aprendizagem e definição de objectivos em termos de aprendizagem é no meu ponto de vista imprescindível.

Produzir um DVD, onde se explica, na teoria, os princípios da organização ofensiva e defensiva, os sistemas tácticos, as “bolas paradas”, as saídas de pressão e tudo o resto que vai ser trabalhado ao longo da época, e fornecê-lo aos jogadores é de extrema importância para o processo de aprendizagem dos atletas.

O uso do DVD ao longo da época reveste-se de uma importância extrema, neste sentido penso ser de todo pertinente a inclusão de algumas sessões teóricas antes de treinos de pavilhão.
Idealmente cada treinador tem um ecrã gigante no pavilhão ligado a um computador, onde os exercícios são projectados, explicados e demonstrados. Não havendo essa possibilidade podemos sempre usar o computador como ferramenta de ensino aos atletas.

Não queremos atletas autómatos, queremos sim criar atletas inteligentes, assim quanta mais informação fornecer-mos melhor. Depois cabe-lhes decidir.
Autor:Clube de Treinadores de Viana do Castelo

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