terça-feira, 25 de maio de 2010

O TREINADOR – CONCEITOS

Parte 1

Entendemos como conceitos as normas essenciais dos diferentes componentes duma equipa e seu “código de conduta”.

EQUIPA TÉCNICA

• A equipa técnica, é o conjunto de elementos que possuem a capacidade para melhorar o desempenho técnico e táctico, individual e colectivo dos atletas. São eles que ajustam os jogadores na equipa, e ajustam o sistema de jogo adequado às suas características técnicas individuais. São eles que distinguem o estilo apropriado a cada jogador, o seu posicionamento e demais conceitos associados ao jogo.

• A equipa técnica terá o cuidado de conduzir os treinos num ambiente de alegria e camaradagem, de modo que os mesmos, não representem mais uma “tarefa”, na vida dos praticantes.

A equipa técnica conduz os treinos de maneira suave e objectiva. Os melhores resultados são obtidos quando os atletas se prontificam a contribuir com o seu esforço e colaboração, no aperfeiçoamento do seu desempenho técnico, e ao mesmo tempo, procuram ajustar-se dentro da equipa. Havendo união e absoluta solidariedade entre os integrantes da equipa (direcção do clube, equipa técnica e atletas), alcançam-se resultados positivos, independentemente, do esforço pessoal de qualquer dos integrantes dessa mesma equipa.
• O rendimento de uma equipa técnica, seja no campo técnico individual, táctico individual ou táctico colectivo, poderá atingir nos treinos aproximadamente 30%, ficando a cargo dos atletas os restantes 70%. Basta, que para isso, os atletas se disponham a submeter-se aos exercícios com uma grande dose de ambição, entusiasmo, paciência, disciplina e inteligência.

• A preocupação da equipa técnica, é sem dúvida, formar uma equipa. Mas, se não houver, por parte dos jogadores, esforço, dedicação, solidariedade e interesse em alcançar um nível técnico individual mais elevado, assim como um maior entrosamento colectivo, a equipa técnica não terá outra alternativa, senão a de se conformar, com uma equipa medíocre e com reduzidas possibilidades de êxito.

• A equipa técnica, está sempre apta a apaziguar, harmonizar, ajustar, conciliar e aconselhar as pessoas complexadas, desajustadas, revoltadas, recalcadas, mal-educadas, etc., para que, bem conduzidas possam ser úteis.
O atleta negativo, poderá agir sem perceber as consequências nocivas, da sua indesejável actuação entre os companheiros.
Em todos os desportos colectivos existe o problema da interferência dos atletas negativos.
É muito bom ser campeão, mas é muito difícil lidar com os campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário