sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os Dez Mandamentos

Primeira: Nunca se deve permanecer parado. Tem que estar em continuo movimento em toda a dimensão do campo.

Segunda: Tem que saber jogar quando não se tem a bola, e sobretudo se algum companheiro de equipa a tem (Dar apoios, fazer fintas, efectuar bloqueios, ocupar espaços vazios, etc...).

Terceira: Nunca deve deixar de observar a bola.

Quarta: O jogador deve ser generoso com os seus companheiros no momento de passar a bola. É preferível assistir um companheiro que falhar uma oportunidade clara de golo.

Quinta: Nunca deve dar uma bola como “perdida”.

Sexta: Todos os jogadores têm que defender atrás da linha imaginária horizontal que descreve a bola quando a equipa contrária ataca.

Sétima: Deve sempre colocar-se de forma a limitar a acção ofensiva do atacante e não deve entrar “de primeira” a roubar a bola, a não ser que a perna de apoio no solo do atacante, seja nesse momento aquele que domina (pé dominante nas execuções) a operação dos gestos técnicos.

Oitava: Os passes entre os colegas de equipa devem ser curtos e rasos para haver melhor controlo e tensos de forma a não serem interceptados. Os passes horizontais nunca devem ser executados na periferia da nossa área. Devem-se utilizar frequentemente os passes diagonais e verticais.

Nona: O último jogador (o que fecha) nunca joga bola individualmente face à falta de apoios, nem arrisca, pois se perde a bola pode originar o golo do adversário.

Décima: Deve ter paciência quando se iniciam jogadas, procurando jogar a bola entre todos os elementos da equipa. Sem “pressa” em finalizar as jogadas, devem-se executar os gestos técnicos com a maior velocidade e rapidez possível para a obtenção do golo. O tempo (segundos disponíveis) é precioso para a obtenção de remates à entrada da área adversária sobretudo quando existem erros defensivos.

3 comentários:

  1. k eu saiba actualmente os bloqueios não são permitidos, actualização urgente.

    ResponderEliminar
  2. De facto os bloqueios, em futsal, não são permitidos, mas meu caro comentador, existem muitas formas de fazer bloqueios.Para quem observa um jogo de futsal, vê muitos bloqueios que passam à margem dos árbitros e são esses a que o autor se refere.

    ResponderEliminar
  3. Isso de passar á margem dos árbitros é muito relativo, não é por os árbitros não verem que passa a ser um lance legal,os bloqueios são como as outras faltas não são permitidos e ponto final! também há muitos penaltis que passam à margem dos árbitros e não deixam de ser penaltis por causa disso.
    Parabens pelo blogue e como já disse anteriormente é pena maior parte dos treinadores de viana não se juntarem a este espaço.

    ResponderEliminar